sábado, 18 de agosto de 2007

Matriz de Responsabilidades – Base do Trabalho em Equipe

– Como já compraram? Quem aprovou? Quem vai pagar? – A gente ainda não ia conferir o tamanho? – Cadê o Paulo? Como, não foi chamado por quê?


Todos nós já participamos de situações parecidas – o problema é muito comum em qualquer trabalho em grupo. Então vamos direto à solução.


É essencialmente um esclarecimento de quem faz o que.


Apresentado em uma forma visual bastante prática, em forma de uma tabela, uma matriz – a Matriz de Responsabilidades.


Uma Matriz de Responsabilidades é tanto mais útil – e necessária – quanto maior a quantidade de atividades e envolvidos.

Em projetos, por exemplo, a Matriz de Responsabilidades geralmente é indispensável – a menos que não tenha nenhuma importância ocorrerem conflitos, atrasos, prejuízos, etc. Também se aplica muito bem em empreendimentos, atividades administrativas, operacionais, escolares, domésticas, e diversas outras. O importante é conhecê-la. E, a forma mais prática para aprender como fazer é analisar um bom exemplo. Quando e como será adequado aplicá-la, será fácil de perceber e definir em cada oportunidade..




A seguir, um exemplo de Matriz de Responsabilidades correspondente à realização de uma obra:





A Matriz de Responsabilidade do exemplo é de um nível médio.

Dependendo das circunstâncias, ela pode ser bem mais simples ou também muito mais detalhada. À vontade do freguês – pode ser complementada com prazos, dados para contato dos envolvidos, etc.Simples de fazer, muito útil para o planejamento e distribuição de tarefas, como ckeck-list e diversos outros aspectos interessantes. E, o grande destaque desta ferramenta gerencial é a facilidade da leitura – em cada linha da Matriz de Responsabilidades podemos ver todas as etapas de cada item e, em cada coluna, toda a participação de cada um dos envolvidos – além de uma excelente visão geral de todo o processo.Importante – quando fizer e utilizar uma Matriz de Responsabilidade, divulgue-a adequadamente, para todos os envolvidos

Fonte:
http://operandobien.blogspot.com/2007/05/matriz-de-responsabilidades-base-do.html

Nenhum comentário: