sábado, 18 de agosto de 2007

Equilíbrio entre custos, cronograma e qualidade


O custo, cronograma e qualidade são as três variáveis principais em um projeto.
Caso uma destas variáveis sofrer alguma alteração, as restantes também mudarão.
Por exemplo, se a quantidade de tempo diminuir, a qualidade irá sofrer uma limitação, ou seja, menos tempo de produzir e menos dinheiro para investir na qualidade.
A função do gerente de projeto é exatamente ajustar estas variáveis dando o equilíbrio ideal entre custos, cronograma e qualidade.

Papéis dos participantes: Gerente de Projeto

O equilíbrio do projeto, controle dos custos, definição das equipes, qualidade, definição e controle de cronograma, metas e expectativas são funções (papéis) de um gerente, porém, ele deve saber como é seu poder de decisão, autoridade, quem é seu superior e suas expectativas.

A equipe de projeto está totalmente envolvida, cada um com as suas tarefas dentro de suas habilidades.

As tarefas serão executadas até que mudanças aconteçam. O gerente deve passar as tarefas aos responsáveis de maneira transparente e entendendo que todos estão cientes das suas tarefas e seguros que podem executá-las sem qualquer problema. Problemas poderão vir, mas todos devem ser administrados pelos participantes para não causar atrasos no cronograma.

As tarefas versus responsáveis devem ser documentadas, para que ninguém tenha dúvidas e tenha maior comprometimento.

Manter a equipe de projeto informada sobre o atual status e as mudanças no projeto é obrigação do gerente. É importante esta comunicação, pois poderá ter participante temporário ou membros de meio - expediente que irão contribuir por algumas semanas somente. Por exemplo, um contador irá fazer o levantamento de todas as informações necessárias para se fazer um relatório contábil, ou um gerente de produção que irá definir o layout do relatório de PCP (Planejamento e Controle da Produção).

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