sábado, 30 de agosto de 2008

PORTFÓLIO DO PRODUTO

Programação para os próximos 15 dias

Sábado dia 06-09-08 - Atendimento dos Grupos
Sábado dia 13-09-08 - Avaliação

O que será analisado e avaliado nesses dois sábados próximos?
Portfólio do Produto - valor 0,75 pontos

Apresentação região e benefícios.
Vinculos pontos positivos e negativos - SWOT.
Planta e croquis necessários.
Memorial Descritivo do Empreendimento.
Estudo de Viabilização (refeência de preços).

Gerenciamento da Qualidade - valor 0,75 pontos

Sistema de Qualidade do Empreendimento: desde o projeto, durante a execução e os cuidados da entrega final.
Check-list parcial de Obra - 5 serviços.
Proposta de Coordenação de Projetos: como os projetos de elétrica, hidráulica, estruturas, ar-condicionado, etc serão compatibilizados?


TEORIA

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Diagrama SWOT

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, segundo HINDLE & LAWRENCE (1994) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a idéia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita em uma epígrafe um conselho de Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.) Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde diretamente esse tema.
Aplicação prática

Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Evitar ameaças nem sempre é possível, no entanto pode-se fazer um planejamento para enfrentá-las, minimizando seus efeitos. A Matriz SWOT deve ser utilizada entre o diagnóstico e a formulação estratégica propriamente dita.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia professor,
no sábado o meu grupo ficou esperando que o senhor fosse avaliar o nosso trabalho, aguardamos até pertodas 18:00 horas, nós ja havíamos informado aos senhores que estaríamos aguardadando na sala de nº 11. Caso haja a necessidade de confirmar esta informação, é só falar com os munitores que abrem as portas das salas dos computadores.
O meu e-mail é: claudio1renato@hotmail.com .
Obrigado,
Claudio Renato
0760366